Notícias Atualidades - Notícias e Atualidades

Ir para o conteúdo

Serasa lança curso digital de educação financeira

Notícias e Atualidades
Publicado por em Atualidade · 19 Agosto 2020
Serasa lança curso digital de educação financeira

Curso de educação financeira do Serasa ensinará como lidar com dinheiro e evitar nome negativado.

A partir desta semana, a Serasa está disponibilizando para os consumidores um curso digital sobre educação financeira. De acordo com instituição, a ideia é ajudar as pessoas a evitarem nome negativado e colocar em prática os gastos planejados.
O curso Trilha Financeira é gratuito e contará com sete módulos de uma hora e meia cada. Muitos deles serão apresentados por youtuber mulheres especializadas em finanças.
Entre as convidadas estão Nath Finanças, Patricia Lages, Mirna Borges e Nathaly Dias, do canal Blogueira de Baixa Renda.
O curso também terá a ajuda de Vitor Coff del Rey, headhunter (caça-talentos) da Ponte para Pretos. Essa iniciativa divulga informações, oportunidades de mercado, estágios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, com o objetivo de fazer a ponte entre as empresas e o mercado de trabalho e gerar oportunidades, com foco na questão racial.
Os módulo serão disponibilizados ao público com vídeos e textos de apoio que poderão ser baixados ou impressos pelo aluno. Dos sete módulos, quatro já estão disponíveis para serem cursados, com cada etapa sendo pré-requisito para a seguinte. Os três restantes serão lançados nos próximos meses.
Conhecimento por módulos
No primeiro módulo, os alunos aprenderão sobre orçamento doméstico. Especialistas vão explicar como elaborar um, como cortar gastos e como ganhar renda extra.
O segundo módulo explica os serviços bancários. Os tipos de contas que existem nos bancos (corrente, poupança, salário, digital etc.), cheques e todas as suas variações, diferença entre DOC e TED e como funcionam as análises dos bancos, como pontuação de crédito.
Já no terceiro, o assunto é dívidas, detalhando os diferentes tipos de débitos, a importância de conversar com parentes sobre o assunto e ensinando estratégias de renegociação.
Com foco em renda, o quarto módulo dá dicas de como conseguir emprego, melhorar a qualificação profissional, ampliar a renda informal e formalizar de um negócio, apresentando noções de empreendedorismo.
Por fim, os três módulos restantes terão como tema os diferentes tipos de crédito, os cuidados para evitar fraudes e o planejamento para a realização de sonhos como casa própria, carro, estudos e viagens.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da Serasa. Qualquer pessoa cadastrada no site pode acessar o curso, também acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Influenciadoras digitais
Coordenadora da Serasa, Joyce Carla diz que o reforço de influenciadoras digitais ajuda a aproximar o consumidor da educação financeira, fazendo-o entender melhor a relação com o dinheiro.
“Queremos suprir a falta de educação financeira no Brasil, uma das causas que levam as pessoas a contrair dívidas, e pensar em formas de recuperar suas finanças. Para isso, o curso foi estruturado para permitir que o consumidor tenha uma jornada específica de aprendizado, de acordo com seu momento financeiro”, explica.
Esse é o primeiro curso digital de educação financeira totalmente gratuito organizado pela Serasa.
Fonte Notícias Contabeis



Voltar para o conteúdo