Notícias Atualidades - Notícias e Atualidades

Ir para o conteúdo

DEFIS: Com prazo apertado, programa apresenta instabilidades

Notícias e Atualidades
Publicado por em Tributário · 26 Março 2020
DEFIS: Com prazo apertado, programa apresenta instabilidades

Usuários relataram instabilidades no programa da Receita Federal no envio da DEFIS.

Há menos de uma semana para entrega da Defis, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, usuários tem relatado instabilidades no site da Receita Federal.

De acordo com o Fórum do Portal Contábeis, no momento do envio aparecem os erros 12000, que não abre o módulo para incluir as informações da empresa, e 13007, apontando erro no processamento dos dados solicitados.

A entrega da declaração é realizada totalmente online. Deve ser acessada dentro da plataforma do PGDAS. O preenchimento e envio da DEFIS é supervisionado pela Receita Federal, que coleta os dados e faz os devidos cruzamentos para atestar a veracidade das informações prestadas.

O Portal Contábeis entrou em contato com a assessoria de imprensa da Receita Federal, mas até então, não obteve retorno. Portanto, contadores e usuários seguem sem informações quanto à normalização do Sistema.

Sobre a DEFIS
A DEFIS é uma obrigação acessória que precisa ser entregue até o dia 31 de março para todas as micro e pequenas empresas que estão enquadradas no regime do Simples Nacional.

A obrigação surgiu no ano de 2012, com a vigência da Resolução 94/2011 do Comitê Gestor do Simples Nacional. Ela se manteve com a Resolução CGSN 140, de 22 de maio de 2018, que revogou a de 2011.

A norma impõe que as organizações obrigadas devem entregar o DEFIS pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o PGDAS-D, que está disponível no site da Receita Federal.

Apesar de não prever multa por atrasos, as apurações mensais dos períodos a partir de março de cada ano no sistema PGDAS-D só poderão ser geradas após a entrega da DEFIS referente ao ano anterior.

Por isso, é muito importante que as documentações estejam em dia, pois todas as informações declaradas, serão obtidas através de seus demonstrativos contábeis.

Fonte Portal Contábeis
Enviado Por Danielle Nader



Voltar para o conteúdo